sábado, 12 de setembro de 2009

Apresentação das listas concelhias do PS: a 1ª de 3

Henrique Tomás e, à esquerda, o filho João Tomás, mandatário para a juventude

Aconteceu ontem ao fim da tarde, numa das salas do Hotel Paraíso, bem no centro de Oliveira do Bairro, a apresentação das listas dos candidatos do Partido Socialista às Assembleias de Freguesia, Assembleia Municipal e Câmara Municipal.
A apresentação foi a prova provada da excelência dos candidatos às eleições locais de 11 de Outubro próximo.
Dúvidas não existem: as candidatas e os candidatos que se apresentam sob a bandeira do PS - na sua quase totalidade independentes e sem quaisquer laços com o partido - fazem mesmo a diferença!

Cabeças de lista das 6 freguesias: Milu Francisco (Bustos), Carlos Ferreira (Mamarrosa), José Salavisa (Oiã), Arnaldo Pinheiro (Oliveira do Bairro), Maria Cristina Santos (Palhaça) e Rosalina Filipe (2ª pelo Troviscal)
 
Pela ordem inversa das apresentações e deixando para um terceiro texto a apresentação, pela Milu (BUSTOS EM 1º), das candidaturas das seis freguesias do concelho, abordaremos hoje a intervenção do  cabeça de lista à Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, prof. HENRIQUE TOMÁS.
Importa realçar da sua intervenção os seguintes pontos:

Com o nosso desempenho na vida concelhia, e, também, na Assembleia Municipal, demonstrámos de uma forma clara, decisiva e com grande sentido de responsabilidade, a razão da nossa contribuição para o equilíbrio fundamental na escolha das grandes opções para o desenvolvimento do concelho;
Porque somos, de longe, aqueles que, à frente das associações e, sobretudo, das instituições de solidariedade social, mais têm contribuído, com desprendido empenho, para o bem-estar das pessoas do concelho;
Porque, além de todas as nossas capacidades já demonstradas, focamos sempre o nosso empenho e a nossa dedicação nos interesses dos nossos concidadãos e não em vaidades competitivas pessoais e/ou partidárias.
Nós FAZEMOS A DIFERENÇA!!

Queremos mobilizar vontades e energias que contribuam criativamente para o progresso e desenvolvimento do concelho, porque entendemos que, para além das naturais divergências político-partidárias, a nossa terra necessita da participação de todos na persecução de programas e objectivos que conduzam à melhor e maior qualidade de vida dos seus cidadãos.

 Armando Humberto, o 1º da Assembleia Municipal
O nosso Henrique Tomás, uma referência no desporto, no ensino e no sentido da solidariedade e da partilha, debruçou-se de seguida sobre pontos concretos do seu programa eleitoral, como bem expôs:

EDUCAÇÃO/DESPORTO – Promoção da construção da Escola Profissional da Bairrada com parceria pedagógica com a Escola Secundária: accionaremos medidas concretas de agilização do projecto; Apoio a todas as escolas nas vertentes dos transportes, equipamentos, prática desportiva; Promoção e apoio do Desporto Escolar e Associativo (Formação): Organização de campeonatos concelhios (várias modalidades) no 1º ciclo; Criação de um Pólo Desportivo, com pavilhão e piscina aquecida, para servir as populações (famílias e escolas) das freguesias a poente do concelho – Troviscal, Mamarrosa e Bustos -; Construção de um relvado sintético em cada sede de freguesia.

POLÍTICA SOCIAL/SAÚDE – Acentuaremos o reforço das políticas sociais apoiando, de uma forma generosa e intensa, equipamentos e instituições sociais destinados a idosos, deficientes e crianças (creches). Apoiaremos a construção do novo lar para idosos, com residencial para deficientes, de Oiã - obra comparticipada pelos fundos europeus. Criação da figura do Provedor(a) do Idoso (complemento solidário para idosos). Pressionaremos no sentido de serem melhoradas as condições do Centro de Saúde e das suas extensões nas freguesias.

CULTURA/RECREAÇÃO – Conceber e aplicar acções de dinamização da Biblioteca Municipal e dos Pólos de Leitura; Promover estratégias de divulgação do património cultural do concelho, nomeadamente do Museu de Etnomúsica, Museu da Palhaça e Instituto de Educação e Cidadania da Mamarrosa; Promoção de actividades culturais, lúdicas e recreativo/pedagógicas para idosos e crianças.

REDE VIÁRIA – Tomada de medidas concretas para diminuição da sinistralidade nas estradas do concelho – rotundas, passadeiras elevadas, semáforos, etc.; Conclusão da via rápida Aveiro – Malaposta; Construção de uma via de ligação rápida entre a zona industrial da Palhaça e a zona industrial de Oiã e a A1.

URBANISMO – Avançar com a construção da Alameda; Requalificação dos Centros da cidade e das vilas/sede de freguesia; Estabelecimento de protocolos com as Juntas de Freguesia.

ECONOMIA/INDÚSTRIA/AGRICULTURA – Criação de incentivos de implantação e fixação de novas empresas no concelho; Alargamento, requalificação e arranjo urbanístico dos parques industriais; Estabelecimento de parcerias com os municípios adjacentes e associações ligadas à produção agro-alimentar para divulgação a nível regional e nacional dos produtos de marca Bairrada (vinhos, kiwi, legumes, etc.) para além da nossa gastronomia tradicional.

SERVIÇOS – Modernização tecnológica dos serviços municipais; Criação de um gabinete para a oposição em moldes a estudar.

… Aos jovens sugiro-lhes que sejam ambiciosos, alargando sempre o campo de visão do seu futuro. E rebeldes, não se deixando, nunca, arrebanhar por uma ou outra interesseira onda colorida: sejam vocês próprios, com personalidade escolham o vosso caminho.
– Façam a Diferença!

Aos menos jovens peço-lhes que, conscientemente, analisem com serenidade e independência as vantagens de sermos parte integrante da gestão do município e só depois façam a sua escolha.

Todos juntos FAZEMOS A DIFERENÇA!
__
- Nota pessoal: a diferença começa num candidato à Câmara Municipal que ousou ser o 1º a dar antecipadamente a conhecer linhas concretas do seu programa eleitoral. Sem medos, repudiando estratégias feitas de silêncios, tabus e jogos de bastidores. 
Com franqueza e frontalidade. 
Partilhando o que não lhe pertence e de que apenas é porta-voz. 
Partilhando o que pertence ao POVO a quem temos de prestar contas e a quem devemos frontalidade, lealdade, mãos e coração limpos.

Os candidatos do PS estão mesmo em 1º!
*
o padrinho