segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Eleições legislativas: prenúncio de mudança?

Os resultados das eleições legislativas em Bustos estão disponíveis no blogue Notícias de Bustos, onde podem ser consultados, algures por aqui.
Foram resultados que abrem réstias de luz à candidatura do BUSTOS EM 1º.
A campanha para as eleições autárquicas tem início hoje, 2ª feira e termina no dia 9 de Outubro, já que o sábado anterior ao dia das eleições é de reflexão. Reflexão é o que se pede às e aos Bustuenses:
Será tempo de mudar? Ou a mudança não faz falta e, mais uma vez, vamos insistir no "vira o disco e toca o mesmo"?
As duas candidaturas que tradicionalmente dividem o poder em Bustos prometem mudança, inovação.
Percebe-se porquê: pouco foi o que mudaram em Bustos. As desculpas são as do costume:
- Ou não fizeram mais porque a Câmara era da outra côr (como se em 4 anos fosse possível fazer o que não fizeram em 16 (dezasseis!).
- Ou fez-se muito em 16 anos, embora ninguém note  nada de diferente, marcante ou inovador. De facto, não se vislumbram obras e iniciativas em Bustos que não tivessem sido realizadas nas outras 5 freguesias do concelho. Com uma diferença muito grande: Bustos ficou sempre em último lugar. Como disse um dia na Assembleia Municipal, Bustos foi sempre uma espécie de Kosovo, de sudoeste asiático do concelho.
Guardo comigo uns números interessantes relativamente ao que se fez em Bustos e nas outras freguesias durante os últimos 20 anos. Disse números, dados concretos e objectivos. Não disse palpites, atoardas, ou falsidades, algumas absolutamente asquerosas e indignas de gente da mesma terra e civilizada.
Objectividade é valor que tem faltado durante a campanha do porta a porta e das pequenas sessões de "esclarecimento".
A candidatura do BUSTOS EM 1º ainda não iniciou a sua campanha de apresentação de propostas, tendo-se limitado aos cartazes de rua, aliás, inovadores e com sentido do colectivo, de que uma comunidade não se desenvolve às cavalitas dum qualquer salvador da pátria, mas dum trabalho conjunto e interdisciplinar.
A explicação do aparente silêncio é simples: a equipa (felizmente...) não obedece a uma estrutura partidária, embora tenha o apoio incondicional do PS concelhio. Mas isso não vai impedir o BUSTOS EM 1º de dar a conhecer às e aos Bustuenses um conjunto de propostas que muito contribuirão para colocar Bustos em 1º.
Um aviso à navegação: ao contrário das outras candidaturas, a do BUSTOS EM 1º não promete mundos e fundos; não irá garantir que vai fazer aquilo que todos sabem que nunca será feito.
Aliás, a Junta de Freguesia de Bustos não tem capacidade financeira ou técnica para fazer o que quer que seja, salvo ao nível da gestão dos recursos do dia a dia.
Cabe à Junta e à Assembleia de Freguesia de Bustos apresentarem propostas credíveis e que possam ser levadas à prática. Mas cabe-lhes, sobretudo, envolver a Câmara e a Assembleia Municipal nessas propostas.
Ora isso não aconteceu durante o consulado de Acílio Gala, apesar de Junta e Câmara vestirem as mesma camisola partidária. E se esse envolvimento também não aconteceu durante os últimos 4 anos foi porque os autarcas de Bustos não souberem lidar com as regras da diversidade democrática. Explicando melhor:

Durante 16 anos, o umbigo do anterior Presidente da Câmara foi mais importante que o do congénere de Bustos. 
Durante estes últimos 4, deu para perceber na Assembleia Municipal que os umbigos pertenciam a criaturas de mundos diferentes, até antagónicos, quiçá competitivos.

Por isso se pede reflexão às Gentes de Bustos durante estas duas semanas de campanha eleitoral para as eleições locais (Assembleia de Freguesia, Câmara e Assembleia Municipais). 
Mais se pede ponderação, fechando os olhos  e ouvidos à propaganda e abrindo-os, para  ver e ouvir melhor as propostas sérias dos candidatos e das candidaturas.

E ousar também é preciso.
Ousar mudar. Ousar acreditar.

Acreditar em BUSTOS EM 1º!

o padrinho