domingo, 20 de setembro de 2009

Diário de campanha: os preliminares e a vigarice. Ou o prometido é de vidro

Os candidatos do BUSTOS EM 1º voltaram a reunir ontem, em casa do padrinho, pois claro.
Milu Francisco, João Pedreiras, Sara Portovedo, Beto Oliveira, Fernando Silva, Henrique Oliveira e Sérgio Pato. Alguns dos primeiros e outros tantos dos últimos, formando uma espécie de núcleo duro, que trata por igual cada um, sem olhar à sua posição na lista.

Enquanto a equipa ia ultimando o programa que apresentará às bustuenese e aos bustuenses, aproveitei para me dedicar à agricultura e para dar uma volta pela freguesia,  a saber como iam correndo as vindimas. Mas disto darei conta no bloguedooscar.
A grande preocupação da candidatura do BUSTOS EM 1º é apresentar propostas exequíveis e que correspondam a necessidades reais da população; mas é também a de procurar pôr Bustos no mapa do desenvolvimento, da cultura e do entretenimento.


Evolução da população do concelho.
Fonte: Carta Educativa [clicar nas imagens para ampliar]

É preciso acabar com esta modorra, sacudir os bustuenses do torpor, do adormecimento.
O trabalho duma equipa que pretende fazer política duma forma séria e honesta não passa por prometer o que não irá cumprir.
Para a equipa perceber melhor este mundo sujo da política, puz-lhes à frente os programas de há 4 anos. A resposta não tardou: ao darem uma volta pelo programa da lista que ganhou em 2005 por escassos 94 votos, depararam-se com 8 páginas de promessas. Nem mais, nem menos: oito páginas de promessas mil! E muitas certezas no meio das promessas: aquisição do terreno da feira (*), urbanização de vários recintos, apoio à construção de habitações às famílias mais carenciadas, recuperação dos barreiros, novo parque desportivo...
De pasmar!
Então a promessa da construção do Bairro Económico do Cabeço, essa não falhou, apesar de ser promessa que já constava de eleições anteriores. Há 4 anos (as eleições foram a 9 de Outubro), quando a campanha já estava na rua, até andou por lá uma máquina a terraplanar, dando a entender que dessa vez é que o bairro avançava.

Desta vez, têm andado homens e máquinas de volta do parque de lazer nas traseiras da Casa da Freguesia. Até um campo de mini golfe lá está, certamente para a malta descansar o corpo e a mente das agruras da vida burguesa que levamos. Deve saber bem, entre os trabalhos do campo ou da fábrica. Cá por mim, já convidei a Rosa Grande, que mora ali mesmo ao lado, para jogar mini golfe comigo...

De 4 em 4 anos a vigarice política assenta arraiais: promete-se tudo, incluindo os costumeiros tachos e benesses! A técnica é simples: o grupo de políticos/candidatos chega à porta da casa de alguém e, na ânsia de sacar o precioso voto, toca a prometer mais alcatrão, mais muros, murinhos e muretes, parques e centros de lazer, urbanizações para os especuladores, saneamento à porta, luz a jorros, acessos exclusivos a sítios que pertencem à comunidade (caso dos carreiros ou atravessadouros). É só pedir por boca!


Pedinte Basilius, na Feira Nedieval de Bustos - 6 e 7 de Junho de 2007.
Este pedinte rege-se pelos princípios que constam da tábua ao lado.
Os pedintes políticos preferem a tábua rasa.

A vergonha continua. Este ano temos mais do mesmo, fruto do desespero duns quantos.
Será que não acaba mais o "viró disco e toca o mesmo"?
Será que os eleitores/cidadãos não abrem os olhos?
Seremos masoquistas, a ponto de adorarmos ser vigarizados?
E a alma bustuense, onde pára?
Onde param os valores dos nossos antepassados, dos Pioneiros de Bustos?

Cabe às candidatas e candidatos do BUSTOS EM 1º atirar uma grande pedrada neste charco político. E acabar com a promiscuidade, com a pouca vergonha.
É isso que elas e eles prometem.
Essa é a maior promessa do BUSTOS EM 1º!

O padrinho assume,

***
(*) É BOM NÃO ESQUECER: o anterior Presidente da Câmara [o tal que quer ir para o 5º mandado depois de 4 anos de repouso e choruda indemnização para compensar o "tempo perdido"] deixou ir embora a compra da feira por uns míseros 10.000 contos de diferença. 
Era a feira de Bustos, não era a do Troviscal, ou mesmo de outra freguesia do concelho.
Bustos que se lixe, Bustos que espere, parece ter sido o lema durante anos a fio.
*
- A imagem das promessas foi adaptada do BLOG DA MARY, em
http://maryvillano.blogspot.com/2008/08/promessas-promessassempre-mesma-coisa.html. Aquele abraço.

Sem comentários:

Enviar um comentário